Saúde Intestinal
Especialista em doenças colorretais e anais, cuidando da sua saúde com atenção e dedicação.
Entenda as principais doenças colorretais e suas implicações na saúde.
A coloproctologia é essencial para o diagnóstico e tratamento de doenças que acometem o intestino grosso, reto e ânus. Cuidamos desde câncer colorretal e doenças inflamatórias intestinais como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa até doenças orificiais como as fissuras, fistulas e hemorroidas. Por isso da importância de buscar ajuda médica para um diagnóstico precoce e tratamento adequado. Cuide da sua saúde intestinal!
Hemorróidas
As hemorroidas fazem parte da constituição do nosso organismo. São vasos que ficam dentro do canal anal e quando eles estão ingurgitados, edemaciados, ou que cedem e ficam mais frouxos na parede do canal anal, a isso é denominado Doença Hemorroidária.
O principal sintoma da doença hemorroidária é o sangramento mas pode também causar prurido (coceira), dor anal, soiling (saída de secreção pelo anus) ou qualquer desconforto anal.
Existem tratamentos clínicos e cirúrgicos para as hemorroidas incluindo uso de Laser de CO2 e cada caso deve ser avaliado individualmente para melhores resultados.
Doenças Inflamatórias Intestinias
Nem toda colite é uma doença inflamatória intestinal.
Muitas vezes o paciente realiza uma colonoscopia evidenciando uma colite inespecífica vindo ao consultório médico achando que está com doença de Crohn ou com retocolite ulcerativa.
A retocolite ulcerativa ou a doença de crohn estão relacionada a uma doença crônica, com úlceras e erosões intestinais com necessidade de tratamento contínuo e muitas vezes com a necessidade de utilizar imunobiológico para controlar atividade de doença.
Já as Colites estão relacionadas a um termo genérico que podem ser causadas por diversos motivos como por exemplo as próprias doenças inflamatórias intestinais, doenças autoimunes, o uso de alguns medicamentos irritativos, infecções por bactérias, vírus ou parasitas, uso de laxativos, alimentação, entre outros fatores.
Então fique atento aos sintomas e procure sempre um especialista para um adequado cuidado e tratamento
Câncer Colorretal
O melhor tratamento sempre é a prevenção! Então quais são os principais fatores de risco? Carne vermelha em excesso, tabagismo, cigarro, o excesso no consumo de álcool e o sedentarismo principalmente.
Por ser uma doença inicialmente silenciosa, muitas vezes os sintomas aparecem quando temos um diagnóstico mais avançado. Desta forma, não se deve aguardar os sintomas para prevenir. Primeiramente deve-se seguir as orientação de evitar esses fatores de risco, associado a colonoscopia no momento certo são de extrema importância.